sexta-feira, 9 de maio de 2008

Texto Segregação Racial

Segregação Racial


A segregação racial é a separação entre negros e brancos, onde os negros são tratados de forma inferior. Eles são impedidos de votar, casar com brancos, ou freqüentar lugares públicos no qual os brancos costumam ir, como escolas, restaurantes, transportes públicos, instituições religiosas, etc.
Na África do Sul houve um regime chamado Apartheid, adotado em 1948 em que os brancos tinham o poder e os negros eram obrigados a viver separadamente, de acordo com as regras que não os permitiam de serem considerados verdadeiros cidadãos. Ele foi abolido em 1990 por Frederik de Klerk e em 1994 as eleições livres se iniciaram.
A segregação racial surgiu a partir do poder de uma camada social sobre a outra, essa é uma atitude de divisão, separação de povos para impedir que os negros tenham poder sobre os brancos e suas propriedades.
Um dos presidentes sul-africanos foi Nelson Mandela, foi um dos principais representantes de governo antiapartheid, ajudou fazendo campanhas por uma sociedade mais livre e sem diferenças sociais e raciais. Ele foi preso em 1962 por viajar ilegalmente para o exterior e por incentivar e promover greves.
Em 1964 foi detido novamente, dessa vez prisão perpétua, por armar sabotagens e conspirações para ajudar outros países a invadir a América do Sul, apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento. Ao longo dos vinte e seis anos seguintes, ele se uniu tanto ao Apartheid que os povos defendidos por ele iniciaram um passeata dizendo : libertem Nelson Mandela.
Outro político anti-apartheid sul-africano foi Oliver Tambo, sujeito que lutou muito e foi uma figura central para o congresso nacional africano. Além disso ele foi secretário geral do governo sul-africano e fez parte da formação da Frente Unida Sul-africana onde conseguiu a expulsão da África do Sul da Commonwealth. Em 1985 foi reeleito presidente da CNA (Congresso Nacional Africano).
Ele voltou para a África do Sul em 1991 (antes disso ele esteve num exílio) e foi eleito um membro da comissão nacional da ANC no mesmo ano. Ele morreu de ataque cardíaco em 1993 e em 2004 ficou em 31° lugar no TOP 100 SUL-AFRICANOS.

2 comentários:

Daniella Furtado disse...

Muito bom o material,com seu blog fica bem mais fácil de entender a segregação racial! Parabéns pela creatividade.

Paloma disse...

Nossa está muito bom, eu procurei tanto e soh consegui achar um texto bom aki nesse blog. eu entendi tudo. o texto ta muito bom, o meu trabalho vai fikar otimo.